outubro 7, 2015

Black Mass: Ainda há fascínio por mafiosos da velha escola
por: Rui Pedro Tendinha | DN Portugal

Muito mais do que o filme de reabilitação de Johnny Depp, “Black Mass – Jogo Sujo” volta a pôr o filme de gangsters na ordem do dia. Chega na quinta-feira aos cinemas portugueses.

Um dos títulos mais sonantes da rentrée chega agora aos cinemas depois de uma passagem glamorosa pelo Festival de Veneza e pelo Festival de Toronto. Um ambicioso filme de gangsters que coloca Scott Cooper (Crazy Heart, 2009) na lista A dos novos realizadores de Hollywood. Uma história ‘larger than life’ sobre Whitey Bulger, o gangster mais procurado nos EUA e que se tornou figura lendária por escapar sucessivamente à justiça.

Com uma carga épica imponente e nada subtil, Black Mass assume-se por completo como “filme de género”; o ‘gangster movie’, com os seus códigos e subcódigos.

Baseado no bestseller do The New York Times, ‘Jogo Sujo’, escrito pelos jornalistas Dick Lehr e Gerard O”Neill, recentemente lançado pela Marcador, a intriga do filme acompanha com detalhe o período dos anos 80 quando Whitey Bulger (Johnny Depp) se impôs em Boston como o barão do crime organizado, afastando a máfia de origem italiana graças a um entendimento com o FBI. Bulger tornar-se-ia o principal informador das forças federais e, em troca, as autoridades fechavam os olhos aos seus negócios sanguinários e ilegais. Na verdade, como o livro sugere, Bulger era de uma frieza e de uma violência dignas de um verdadeiro sociopata, estando sugerido que durante a sua prisão em Alcatraz tenha sido vítima de experiências com alucinógenos. O filme também explora a sua relação com o irmão Billy Bulger, o todo-poderoso senador do estado. Mas é sobretudo o acordo entre John Connoly, amigo de infância e novo investigador do FBI colocado em Boston, que a narrativa de ‘Black Mass’ segue. De fora ficam pormenores sobre os anos de fuga de Whitey. Durante décadas tornou-se o homem mais procurado da lista do FBI e só na terceira idade, num lar de idosos, em 2011, é que foi finalmente apanhado.

Fonte



Comment Form