Este artigo "anti-popular" traz algumas reflexões sobre Mortdecai. O texto é longo, não tenho condições de traduzir , mas quem tiver interesse é só ir ao tradutor que dá para entender.
Eu destaquei alguns trechos:
Destinado para o status "cult"?
(...)Refletindo sobre esses filmes, eles não envelhecem particularmente bem, mas ainda nos encontramos rindo deles. O filme criticado de David Koepp , MORTDECAI, é uma comédia que se classifica ao lado de AUSTIN POWERS e até de Blake Edwards como uma comédia de Hollywood que coloca um idiota na frente e dá a caras famosas a oportunidade de se divertir.
(...)Então, por que então tem sido tão odiado o filme que apresenta um elenco estelar, incluindo Johnny Depp , Gwyneth Paltrow , Ewan McGregor , Olivia Munn , Paul Bettany e Jeff Goldblum? Bem, para os iniciantes, os críticos rasgaram o filme em pedaços e imediatamente desligaram o público para o que já seria um filme de nicho. Lançado em fevereiro, MORTDECAI caiu num baque e nunca se recuperou.
(...)O que o mundo precisa é de mais filmes como MORTDECAI que permitem que atores famosos façam mais do que tentar ganhar troféus ou quebrar recordes de bilheteria. Johnny Depp tem sido obrigado a replicar o sucesso que teve com a criação de Jack Sparrow para PIRATAS DO CARIBE mas relâmpago nem sempre bate duas vezes.
Isso não significa que ele é incapaz de fazer filmes que são agradáveis. O público precisa parar de segurar a barra tão alta e aproveitar o que está na tela. Se qualquer outro ator tivesse sido lançado como protagonista neste filme, provavelmente estaríamos falando sobre o filme de forma muito diferente. Em vez de Depp, se o papel-título tivesse sido interpretado por Chris Hemsworth ou Robert Downey Jr, estaríamos revendo um filme muito diferente do que os críticos querem que você acredite. Johnny Depp tem, para o bem ou para o mal, tornado-se o seu pior inimigo desde a entrega de um papel tão icônico como o capitão Jack.
(...) eu também imediatamente reconheci as várias homenagens no filme para filmes de uma era passada. MORTDECAI é um filme projetado para espectadores como eu, em vez de público em geral. Essa foi a maior queda do filme, apesar do timing rápido, da inteligência afiada e de uma trilha sonora divertida.
LINK