Carreira Artística e Música

Uma das grandes paixões de Johnny é a música, e isso não vem de hoje. Esse grande amor surgiu desde quando ganhou sua primeira guitarra, aos 12 anos Presente da mãe, Betty Sue. Desde então, passava quase todos os dias trancado em seu quarto, tocando. Abandonou aos 15 anos a escola para dedicar-se completamente à música, formando sua primeira banda, denominada The Flames, onde fazia shows em pequenos estabelecimentos na Florida. O nome depois foi mudado, virando The Kids. Johnny, esperançoso, mudou-se com os The Kids(Agora com o nome Six Gun Method) para Los Angeles, onde pensou que poderiam vir a fazer grande sucesso.

Fizeram shows em clubes noturnos, depois até cresceram, chegando a abrir shows de artistas como Iggy Pop.

Mas, mais ou menos na época em que começou a carreira de ator, Depp saiu do Six Gun Method para estudar interpretação. Mas para quem pensa que ele viria esquecer a música, se engana: Além de ter participado do clipe de uma música de Tom Petty e de The Lemonheads, e tocado o solo de guitarra da música Fade In-Out do Oasis, Depp, em 1995, entrou em uma outra banda, denominada P (cujo primeiro CD foi lançado em 96, e que além de Depp, contava com Gibby Haynes dos Butthole Surfers, Steve Jones, que é ex- Sex Pistols, Bill Carter, Sal Jenco e Flea dos Red Hot Chilli Peppers.), que tocava em sua própria boate, o The Viper Room.

Johnny também pode ser visto tocando The Minor Swing e Caravan, músicas da trilha sonora do filme Chocolate (onde interpreta o músico nômade Roux), além de já ter escrito em parceria uma das músicas para Sands, seu personagem no filme Era uma Vez no México, e ter tocado em algumas músicas do CD Bliss (de 2000), da namorada Vanessa Paradis, tendo co-escrito duas das músicas: Bliss e St. Germain.

Johnny mostra-se bastante sensível e ligado à arte, tendo grande interesse por pintura já fez vários quadros, dois deles foram publicados na revista Vanity Fair (Um auto-retrato e uma pintura da namorada Vanessa Paradis) E também por escrever, em entrevista ao Inside Actors Studio, ele revelou que seria escritor, se não fosse ator.

Além disso, Johnny já escreveu alguns diálogos para seu personagem Sands, de Era Uma Vez no México, escreveu junto com o irmão Danny o roteiro do filme que ele mesmo dirigiu, O Bravo, e sempre coloca seu toque pessoal em cada personagem que interpreta, como no caso de Capt. Jack Sparrow (de Piratas do Caribe) onde algumas falas são modificadas com criatividade coisas de Depp.

Música

The Kids

Sheila Witkin Memorial Reunion Concert
Em 28/1/2007, Johnny Depp reuiniu sua antiga banda, The Kids, no memorial em homenagem à Sheila Witkin. Ela era mãe do guitarrista da banda, Bruce Witkin e foi responsável pela cena musical do Sul da Flórida nos anos 70 e 80. No Club Cinema em Pompano Beach, na Flórida, a banda tocou desde canções originais até covers de U2 e The Jackson Five.


Em 29/08/08 e 30/08/08 ocorreu o 2º memorial, e Johnny esteve presente mais uma vez, se apresentando com a banda The Kids.

Clique aqui pra ver vídeos do evento que ocorreu em 2008.

Johnny além de tocar guitarra, já dirigiu e participou de vários clipes:

Vanessa Paradis


Dirigiu clipes da Vanessa Paradis:

  1. “Pourtant”
  2. “Que fait la vie?”
  3. “L’Incendie”, há rumores de que o homem misterioso é Johnny Depp
  4. “Il Y A”, Lily-Rose e Jack, filhos de Johnny e Vanessa aparecem no clip.

Outras Bandas & Artistas

  1. Johnny tocou guitarra no disco “Be Here Now” (1997) do Oasis, na faixa “Fade In-Out”.
  2. “That Woman’s Got Me Drinking”, de Shane Macgowan em 1994, onde interpretou e dirigiu o clipe.
  3. “It’s a Shame About Ray”, da banda The Lemonheads em 1992.
  4. “God’s Gonna Cut You Down”, clipe do Johnny Cash com várias celebridades.
  5. “Into The Great Wide Open” de Tom Petty
  6. “Unloveable”, da banda Babybird, Johnny dirigiu o clipe e toca guitarra na música.

A Hollywood Affair
Em Novembro/Dezembro de 1999 Iggy Pop lança o single Corruption, contendo a canção “Hollywood Affair”, onde Johnny Depp toca guitarra e é creditado por também escrever a música. A música também é inclusa no CD “Hollywood Goes Wild” (2001).

Veja um vídeo do Johnny apresentando a música.

Show do Iggy Pop
Em 12 de Dezembro de 1999, Johnny tocou guitarra num show do Iggy Pop em Paris, e Vanessa Paradis canta.

Veja um vídeo deles aqui.

I Pul A Spell On You
Para ajudar as vítimas do Haiti, em 2010, Johnny participou com Shane MacGrowan do single “I Put A Spell On You”, tocando guitarra e aparecendo no vídeo, junto a outros artistas.

Voices for Justice

Voices For Justice / Cobertura do concerto
Data: 28 de Agosto de 2010

  • Eddie Vedder e Johnny Depp tocaram “Society” de Jerry Hannah (“Into the wild”) com Johnny acompanhando na guitarra e tocando o solo;
  • Johnny acompanhou Patti Smith. Ele e Ed deram cobertura a Patti durante duas músicas, incluindo “Dancing Barefoot”. Ela os chamou de “os meninos” durante a apresentação.
  • Em partes diferentes do evento, Ed e Johnny leram trechos do diário de Damien Echols (um dos adolescentes condenados).


Lista da Reprodução do Evento, use as setas para ver os demais vídeos

Filmes & Trilhas Sonoras

Johnny colaborou também em trilhas sonoras de filmes:

  1. Sands Theme, Era Uma Vez no México, onde produziu a música.
  2. Tocou nas músicas Minor Swing e Caravan, da trilha do filme Chocolate, onde interpreta Roux.
  3. Johnny canta um pedaço da letra da música “Shortnin’ Bread” após os créditos de “Janela Secreta”.
  4. Canta no musical de Tim Burton, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, onde interpreta Sweeney Todd, papel que lhe rendeu um Globo de Ouro (2008).

Pirate Ballads & Sea Songs

Johnny é o produtor executivo do CD “Rogue’s Gallery: Pirate Ballads, Sea Songs & Chanteys”, lançado em 2006. Você pode comprar o CD no Amazon.com.

A compilação de 2 CDs e mais de 40 músicas, conta com a participação de vários artistas internacionais que cantam músicas e canções piratas e dos mares.